Crianças com Síndrome de Down

Crianças com Síndrome de Down

Crianças com síndrome de Down (SD) têm um cromossomo extra, no par 21; no total, eles têm 47 cromossomos. Isso é conhecido como trissomia do cromossomo 21. Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas com SD não estão condenadas ao retardo intelectual. Os especialistas de todo o mundo estão surpresos e animados com o potencial de desenvolvimento que essas pessoas mostram e que ninguém tinha imaginado antes. Atualmente, pode-se dizer que os limites no desenvolvimento de crianças com SD dependerão da estimulação precoce desde o momento do nascimento. Embora eles tenham características físicas características, eles são mais parecidos com seus parentes do que com os outros. Em seus jogos e comportamento, são criativos e imaginativos; e quando atingem o estágio adulto, podem ter, com um grau variável de apoio, uma vida independente. Uma adequada atenção afetiva, educacional e social, aplicada desde os primeiros momentos dessas crianças, influenciará decisivamente o desenvolvimento de seu potencial, geralmente subestimado por nosso meio social.
Até agora, houve uma crença equivocada sobre crianças com SD (elas foram tratadas como deficientes ou retardadas). Devemos nos tornar conscientes em nossa sociedade da realidade autêntica dessas crianças e quebrar uma lança em seu favor. Uma criança com SD é, acima de tudo, uma pessoa com uma vida inteira pela frente. A responsabilidade dos pais, da comunidade em que vivem, dos governos é proporcionar-lhes um ambiente social e educacional adequado às suas demandas. É essencial que eles iniciem sua integração no bairro, nas escolas, em seu ambiente social e familiar. Uma criança com SD é como qualquer outra criança, com seus direitos, obrigações e expectativas. Esses avanços iniciais na integração social são os primeiros passos para futuras possibilidades de autonomia. O espanhol Pablo Pineda, graduado em Ensino, é a primeira pessoa com síndrome de Down, em toda a Europa, a ir tão longe. Este jovem transmite uma mensagem importante: tudo é possível, é necessário mudar a mentalidade da sociedade.

Maika Etxarri

Anuncios

Acerca de palabrasdeluzypaz

Soy un espíritu libre poeta, enarbolando la bandera de la paz y libertad, en este universo existencial. Vivo en el eterno presente, aquí y ahora, bajo el poder del amor, sin la incertidumbre del mañana, sin la esclavitud del nuevo orden establecido mundial. Maika Etxarri Escritora, poeta, blogger y fotógrafa Autora del libro: La rosa del desierto
Esta entrada fue publicada en Crianças com Síndrome de Down, Sin categoría. Guarda el enlace permanente.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s